UMA REALIDADE GLOBAL

O Grupo Ferrero aprovou as Demonstrações Financeiras Consolidadas a partir do/para o exercício findo em 31 de agosto de 2015, com um faturamento de 9,5 bilhões de Euros.

A Ferrero International S.A., controladora do Grupo Ferrero, aprovou as Demonstrações Financeiras Consolidadas do Grupo a partir do/para o exercício findo em 31 de agosto de 2015. á data, o Grupo estava consolidando 78 subsidiárias em todo o mundo com 22 fábricas operacionais, das quais três operando no âmbito das Empresas Sociais. Os produtos Ferrero estão presentes de maneira direta ou por meio de distribuidores autorizados em mais de 160 países.

O Grupo, do qual Giovanni Ferrero é presidente, encerrou o exercício com um volume de negócios consolidado de 9.542 milhões de euros, o que representa um crescimento de +13,4% em comparação ao ano anterior, tendo registado um volume de negócios consolidado de 8.412 milhões de euros.

Apesar das conhecidas dificuldades no cenário internacional, esse crescimento refletiu um dinamismo excepcional no desenvolvimento de novos mercados: as vendas de produtos Ferrero se confirmaram e, em alguns casos, melhoraram os excelentes resultados alcançados nos últimos anos na Ásia, Oriente Médio, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.

As vendas concretizadas em alguns mercados europeus como o Reino Unido, Polônia e Alemanha foram excelentes. Os principais mercados latinos (na Europa e América do Sul) apresentaram boa recuperação, com exceção da Itália, que se manteve praticamente estável. O mercado russo foi seriamente afetado pela forte desvalorização do rublo.

BONS PRODUTOS, BONS RESULTADOS
Em termos de produtos, o "Kinder Joy" (conhecido como "Kinder Merendero" na Itália), a Nutella, o Ferrero Rocher, o Tic Tac e o Kinder Surpresa tiveram um desempenho particularmente positivo.

O Grupo apresentou lucro – antes da aplicação de impostos – de 889 milhões de euros (-2,0% em relação ao ano anterior); apesar de um ligeiro aumento no resultado operacional, o resultado financeiro foi significativamente impactado pela flutuação das taxas de câmbio.

Os novos investimentos realizados pela Ferrero no último exercício foram de 646 milhões de euros, dos quais 557 milhões (5,8% das vendas) foram utilizados para reforçar as atividades industriais e de produção do Grupo, principalmente na China, Itália, Alemanha, Polônia, Índia e Brasil.

PRESENÇA CONSOLIDADA NO MUNDO DE AVELÃS
O Grupo Ferrero continuou a reforçar sua presença no mercado de avelãs de modo a garantir e aprimorar a qualidade dessa matéria-prima essencial, que proporciona um sabor único a produtos como Nutella, Ferrero Rocher e Kinder Bueno. Em 2015 o Grupo concluiu a aquisição de toda a participação societária no Grupo Oltan, líder em fornecimento, processamento e comercialização de avelãs, com um volume de negócios anual de cerca de 500 milhões de dólares americanos.

Além disso, em 2015, o Grupo concluiu, com uma oferta em dinheiro recomendada, a aquisição da Thorntons Plc, importante operadora britânica fundada em 1911 que atua na indústria de confeitaria de chocolates e possui um volume de negócios anual de cerca de 300 milhões de euros.

Ná data de 31 de agosto de 2015 o número exato de colaboradores da Ferrero era de 40.721. Este número é composto de 33.219 funcionários, com a adição de 7.502 colaboradores externos que trabalham nas empresas do Grupo.