A história de uma família

A história do Grupo Ferrero é uma história de sucesso na terceira geração, em que o desenvolvimento de uma empresa multinacional combina perfeitamente com o passado, o presente e o futuro de uma obstinada família piemontesa.

O COMEÇO EM ALBA E OS ANOS SEGUINTES
Temos de voltar aos anos 40 para descobrir as raízes deste sucesso. Esses foram os anos em que Piera e Pietro, pais de Michele, transformaram uma pastelaria numa fábrica. A Família Ferrero foi a primeira fabricante italiana após a Segunda Guerra Mundial a abrir locais de produção e escritórios no exterior, no setor de confeitaria, transformando a empresa num Grupo verdadeiramente internacional. Essas primeiras etapas decisivas ocorreram graças aos produtos "inventados" por Pietro Ferrero e seu filho Michele, que era então muito jovem. Outra chave para o sucesso foi a rede de vendas eficaz organizada por Giovanni, irmão de Pietro, que morreu em 1949.

UM SUCESSO MUNDIAL
Após o sucesso da empresa em Itália, Michele Ferrero decidiu começar a produzir também no exterior. Em 1956 inaugurou uma grande fábrica na Alemanha e, pouco tempo depois, uma fábrica em França. Foi o prelúdio de uma rápida expansão da Ferrero na Europa, com a criação de escritórios comerciais e centros de produção na Bélgica, Holanda, Áustria, Suíça, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Espanha. Nas décadas seguintes a Ferrero tomou-se global, com empresas e unidades na América do Norte e do Sul, Sudeste Asiático, Europa Oriental, África, Austrália e, mais recentemente, na Turquia, México e China.

AS PRIMEIRAS AQUISIÇÕES
Durante 2015, a Ferrero iniciou o despontar de uma nova era para a empresa com duas importantes aquisições. Em março, a empresa obteve a aprovação final para iniciar o processo de integração com a Oltan, empresa líder em coleta, torrefação e comercialização de avelãs na Turquia. A segunda aquisição, no mês de agosto, foi a Thorntons, empresa de confeitaria de chocolates fundada em 1911 no Reino Unido. A
Thorntons, que emprega mais de 3.300 pessoas, agora faz parte da família ampliada. Temos valiosas histórias de família e compartilhamos um forte compromisso em encantar clientes com produtos de confeitaria de excelência e alta qualidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO GRUPO
No momento, a Ferrero está consistentemente entre as primeiras empresas do mundo pela sua reputação. Certamente isso se deve também às iniciativas de responsabilidade social do Grupo. Elas resumem-se à estratégia de RSC da Ferrero, que se centra na mais alta qualidade e inovação, na comunicação transparente, no cuidado com as pessoas que fizeram e ainda fazem a história do Grupo, no apoio às comunidades locais, na promoção de estilos de vida ativos entre os jovens e no forte compromisso com práticas agrícolas sustentáveis e proteção ambiental.

A FERRERO NOS DIAS ATUAIS
Hoje, Giovanni Ferrero continua a gerir a empresa com sucesso, visando atingir metas ainda mais ambiciosas e garantir a inspiração e a motivação na empresa, tão fortemente compartilhada com seu pai, Michele, e seu irmão. Atualmente, assim como no passado, a empresa se estrutura em sólidos valores familiares.